sexta-feira, 16 de outubro de 2009

De olho no futuro Polo de Indústria Naval em Maricá


De olho no futuro Polo de Indústria Naval em Maricá

Um dos principais projetos da Prefeitura de Maricá para alavancar a economia local e atrair indústrias de grande porte para o município é a implantação de um Pólo de Indústria Naval no distrito de Jaconé. Desde o início do ano, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Comércio, Indústria e Petróleo já recebeu representantes de grandes corporações como a coreana STX, a holandesa Huisman e Setal, interessados em investir na região.

Hoje (16) acontece mais uma rodada de negociação e o secretário Aleksander Santos recebe para mais uma rodada de negociação o diretor da área de Negócios Industriais da Mendes Junior Trading e Engenharia SA, Ruben Maciel. Juntos diretores da empresa e o secretário fazem um sobrevoo na área onde será construído o Pólo de Indústria Naval para reconhecimento de possíveis locais de instalação de uma unidade para a construção de navios e plataformas de petróleo. Outro objetivo é identificar a logística necessária para o sucesso do empreendimento.

Também participam da vistoria o presidente do Sindicato Nacional da Indústria da Construção e Reparação Naval e Offshore, Sinaval, Ariovaldo Rocha, e o deputado federal Edmilson Valentim, que trabalham pela recuperação do setor no país.

- Estamos muito otimistas de que o Pólo de Indústria Naval vai promover uma grande transformação na economia de Maricá. Hoje, o país não tem instalações suficientes para dar conta das encomendas da Petrobras, da Vale e da Marinha Mercante, que acabam recorrendo a outros países para comprar navios, sondas e plataformas. Investimentos que deveriam ficar no Brasil, impulsionando a nossa economia e gerando empregos aqui. A Mendes Junior vem demonstrando interesse em se instalar em Maricá, e vamos fazer tudo o que for possível para atrair esse grande grupo ? explica o secretário de Desenvolvimento, Aleksander Santos.

Maricá possui 46 quilômetros de litoral, com profundidade entre 20 e 30 metros próximo à costa. Para superar as adversidades do mar aberto, a prefeitura pretende construir enroncamentos de pedra, criando bacias artificiais com águas abrigadas para a atividade dos estaleiros. O secretário Aleksander Santos destaca ainda a proximidade de Maricá com o mercado de petróleo e gás ao Norte do estado e com o Complexo Petroquímico que a Petrobrás está construindo no município vizinho de Itaboraí.(DA REDAÇÃO)

fonte: http://www.portosenavios.com.br/?r150208&link1&584&m=1&sec_atual=43&cod=36596

© Todos os direitos reservados a Portos e Navios. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast,reescrito ou redistribuído sem prévia autorização.

Nenhum comentário: